Segundo levantamento realizado pela Ebit-Nielsen, empresa que monitora as operações comerciais do e-commerce no Brasil, no ano de 2019 a Black Friday movimentou 3,2 bilhões de reais em compras online, o que corresponde a um aumento de 23,6% em comparação ao mesmo período do ano de 2018, quando as vendas alçaram 2,6 bilhões de reais.
A intensificação das compras via internet, refletem e movimentam diretamente o setor do transporte de cargas, responsável por levar o produto até o consumidor final. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (SETCESC), o setor é responsável pela movimentação de 65% do volume de carga no âmbito nacional, razão pela qual 75% da produção do país se opera por intermédio da malha rodoviária.
No ano corrente (2020), a expectativa da Ebit-Nielsen é que as vendas online, durante a Black Friday, cresçam até 27% em relação ao período em 2019. Um levantamento desempenhado pelo Google confirma esses números, ao revelar que as buscas por artigos à venda em plataformas online, aumentaram significativamente no período pré Black Friday, em relação aos números em 2019.
Fontes: SETCESC e NTC