Notícias

ANTT fiscaliza cumprimento de novas regras para pesagem

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com o objetivo de garantir o cumprimento das novas regras de pesagem estabelecidas pela Medida Provisória (MP) nº 1050/2021, iniciou na última semana uma série de inspeções nos principais Postos de Pesagem Veicular (PPV) do país.

Dentre as várias alterações promovidas pela MP, norma instituída dentre as iniciativas pertencentes ao programa “Gigantes do Asfalto”, realça-se o fim da tolerância de peso por eixo, para os veículos com peso bruto total (PBT) inferior a 50 (cinquenta) toneladas. Para estes veículos, será permitido até 5% de excesso no peso.

Já para as combinações de veículos de carga (CVC), com PBT superior a 50 (cinquenta) toneladas, a MP amplia para 12,5% a tolerância de excesso de peso por eixo. Antes da publicação da Medida, a tolerância era de 10%.

Segundo o Governo Federal, a partir destas alterações, aquele caminhoneiro que carrega o veículo dentro do limite do PBT, não será penalizado por não conseguir aferir o peso por eixo no momento do carregamento, já que algumas cargas dificultam a distribuição uniforme na carroceria. Por sua vez, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas assevera que “O impacto disso na manutenção das rodovias é mínimo”.

Fonte: SETCESC e NTC&Logística

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Rolar para cima