A reforma tributária brasileira está em processo de transformação profunda, e promete simplificar o sistema de impostos atual sobre o consumo.
A reforma pretende estabelecer uma nova estrutura para a cobrança de impostos, substituindo ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins por uma nova combinação de impostos.
Essa mudança visa simplificar o sistema tributário, acabar com a guerra fiscal e aumentar a transparência do sistema.
A reforma acontecerá em etapas e atualmente a discussão está pautada na definição das alíquotas dos novos tributos:
O debate das alíquotas específicas para a CBS e o IBS serão cruciais para determinar as alíquotas finais que equilibrarão a carga tributária sem aumentar o ônus para os consumidores e empresas. Estes impostos entrarão em vigor completamente em 2027, mas as discussões e regulamentações começarão antes disso para garantir uma transição mais suave. Sendo o provável calendário de implementação:
A regulamentação detalhada dos novos tributos será feita por meio de atos do Comitê Gestor do IBS e da Receita Federal. Isso incluirá a definição do mecanismo de cashback para famílias de baixa renda e a implementação do tax free para turistas estrangeiros.
A regulamentação ainda precisa abordar vários aspectos operacionais dos novos impostos, garantindo uma aplicação mais uniforme para a união, estados e municípios.
Dado o exposto, infere-se que a implementação da reforma tributária não será imediata e a necessidade de regulamentações e ajustes constantes poderão gerar desafios na adaptação ao novo sistema.
Assim, a flexibilidade para estados e municípios ajustarem suas alíquotas e a introdução de novos mecanismos como o split payment serão passos importantes para garantir a eficácia das novas regras.
👉 Fique atento às atualizações e participe das discussões para entender como essas mudanças podem impactar você. Acompanhe nosso blog para saber mais sobre o tema!
Fonte:
Comprometimento, qualidade e dedicação ao cliente são marcas preponderantes em nossos serviços
Rua 7 de Setembro, nº 17
5º Andar – Sala 501
Centro, Concórdia, SC • 89700-015
Rua Prefeito Ari Wagner, nº 120
Centro, Palhoça, SC • 88130-070
Av. dos Ingás, 2630, sala A
Setor comercial
Sinop, MT • 78550-124