No início do mês de setembro, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, se reuniu com transportadores de cargas no país, por videoconferência, com intuito de apresentar à classe os benefícios e o equilíbrio da matriz de transporte nacional, proveniente do incentivo à cabotagem. A prática, também conhecida como “BR do Mar”, busca fortalecer o transporte de cargas entre os portos brasileiros, permitindo, assim, a diversidade na matriz logística.
Segundo o Ministro, o transporte rodoviário continuará em crescimento, mesmo com os investimentos promovidos pelo Governo Federal em ferrovias e cabotagem. Nas suas palavras: “Quando o transporte cresce como um todo, é bom para todo mundo, principalmente, para o caminhoneiro. É bom lembrar que navio não vai em fazenda, navio não para na indústria, não para no supermercado. Se eu coloco três mil contêineres em um navio, só tem um jeito deles chegarem e saírem do porto: é o caminhão”.
Frisa-se que a utilização da cabotagem não se concretiza isoladamente, pelo contrário, é aplicada em caráter complementar e exige a contratação de um segundo frete de curta distância, tanto na origem quanto no destino da carga.
Freitas ainda defendeu que o fortalecimento da cabotagem irá viabilizar o transporte de algumas cargas específicas, que hoje não são objeto de transportes.
Fonte: SETCESC.