Notícias

NAVIO PORTA-CONTEINER X-PRESS PEARL SOFRE PERDA TOTAL

O navio porta-contêineres X-PRESS PEARL pegou fogo na tarde de 20/05/2021, próximo ao Porto de Colombo no Sri Lanka. O navio chegou ao ancoradouro no dia 19 vindo de Hazira, Índia, com 1.486 contêineres a bordo, carregados, entre outras mercadorias, com 25 toneladas de ácido nítrico e outros produtos químicos e cosméticos. Desde o início do incidente, a Marinha do Sri Lanka está coordenando o combate ao incêndio, com auxílio da força aérea e com rebocadores lançando água para resfriar os contêineres e conter o fogo.

Após quatro dias do início do incêndio, vários rebocadores, rebocadores offshore e navios na Marinha continuam em torno do navio e nas operações de combate a incêndios. Com o vazamento de produtos químicos dentro do navio, a intensidade do fogo aumentou e na manhã de 25/05/2021, uma explosão abalou ainda mais o navio. De acordo com as últimas fotos e vídeos, o navio está envolto em fogo e fumaça e mostram vários contêineres que caíram no mar flutuando ao redor do navio. Autoridades locais dizem que o combate ao incêndio continua, mas não há muito o que fazer e a preocupação agora é com novas explosões.

A Marinha do Sri Lanka informou que o incêndio começou devido a uma reação química de cargas que estavam sendo transportadas na parte dianteira do navio. Os incêndios em contêineres preocupam a indústria com cargas perigosas declaradas incorretamente, que podem causar graves consequências e às vezes levar semanas para se extinguir.

A Avaria Grossa (General Average – GA) foi declarada e a empresa SMIT Salvage foi contratada sob Lloyd’s Open Form, sendo nomeado a empresa de Cingapura Marine Claims Office como GA Ajusters.

Com GA decretada, as despesas extraordinárias decorrentes dos procedimentos de salvamento serão rateadas proporcionalmente entre o navio (casco) e os proprietários das cargas.

Fonte: Jornal Portuário

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Rolar para cima