Notícias

Navio cargueiro bloqueia Canal de Suez no Egito

Um dos maiores navios porta-contêineres do mundo sofreu um acidente e ficou encalhado no estratégico canal de Suez, a via navegável que liga o mar Vermelho ao Mediterrâneo, bloqueando a circulação em ambas as direções e causando um grande congestionamento em uma das principais artérias de transporte marítimo mundial.

O incidente ocorreu na manhã de terça-feira, principalmente devido à falta de visibilidade e às fortes rajadas de vento provocadas pelas más condições meteorológicas no Egito, segundo informou na quarta-feira a Autoridade do Canal de Suez em um comunicado. Nesta semana o país foi atingido por uma tempestade de areia e o vento chegou a 40 nós na região do canal, fazendo com que o capitão do Ever Given, de bandeira panamenha e procedente da China, perdesse o controle da embarcação enquanto navegava no extremo sul do canal rumo a Rotterdam.

Vários navios de carga e petroleiros permanecem detidos na parte sul do canal, esperando que a circulação seja restabelecida. O Ever Given teria bloqueado a passagem para “muitos petroleiros” que “transportam petróleo saudita, russo, omanense e norte-americano”, segundo informação divulgada no Twitter pelo rastreador de exportações de petróleo Tanker Trackers.

O tenente-general Osama Rabie, chefe da Autoridade do Canal de Suez, explicou que a operação de resgate começou imediatamente após o acidente, e detalhou que a Autoridade possui oito rebocadores, entre eles um de 160 toneladas de força, empurrando a embarcação encalhada de ambos os lados para tentar para fazê-la voltar a flutuar e poder retomar a navegação pelo canal, conforme o comunicado anterior. Não está claro quanto tempo a operação pode durar, embora um funcionário do canal tenha indicado ao veículo de comunicação local Cairo24, próximo da Inteligência egípcia, que poderia estender-se ao menos por dois dias.

Fonte: El País

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Rolar para cima