Notícias

A IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE DE CARGAS NA REGIÃO SUL DO BRASIL

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado no final de 2020 pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (SETCESC), a região Sul do Brasil, cuja economia é distribuída nos setores de agropecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços, é responsável por 16,2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Além disso, as regiões Sul e Sudeste são consideradas as mais industrializadas do país, responsáveis por 79% de toda a atividade fabril nacional.

Justamente em virtude deste considerável volume operacional, o Sul conta com aproximadamente 18.475 quilômetros de estradas, utilizadas para o transporte e acomodação dessas mercadorias.

Outro importante aspecto que torna a região Sul uma potência em termos de transporte rodoviário de cargas, refere-se ao fato de ser a segunda região do Brasil com maior volume de produção industrial. Neste cenário, os produtos são produzidos internamente e transportados para as demais regiões do país.

Por fim, tem-se que a divisão operacional das indústrias do Sul é consideravelmente distinta daquela praticada na região Sudeste. Isso porque, enquanto no Sudeste predominam grandes complexos industriais, com atividades diversificadas, no Sul as indústrias abarcam, em regra, áreas produtoras de matérias-primas, predominantemente mais específicas e voltadas à transformação de produtos agrícolas e pecuários.

Fonte: SETCESC e Porto Gente

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Rolar para cima