Notícias

14 mil casos de roubos de cargas em rodovias são registrados no Brasil em 2020

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) divulgou, recentemente, um levantamento que aponta que em 2020 o Brasil registrou 14.159 ocorrências de roubos de cargas. Dito relatório, divulgado desde 1998, possui como base informações obtidas mediante fontes formais e informais por parte da Associação.

O resultado referente a 2020 indica uma queda de 23% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 18.382 crimes. Ainda assim, a NTC&Logística alerta que o cenário segue preocupante. Ao todo, os prejuízos computados ao setor somam a importância de R$ 1,2 bilhões.

Segundo o assessor de segurança da Associação responsável pela pesquisa, Coronel Paulo Roberto de Souza, a redução nos índices tem ligação com os altos investimentos por parte das transportadoras, em tecnologias e medidas de segurança em suas operações, o que possibilita uma resposta mais rápida e ativa em relação às tentativas de delitos. Outro fator preponderante destacado pelo Coronel, se refere a atuação dos órgãos da segurança pública, que vêm atuando com rigor no combate aos roubos de cargas.

De acordo com o levantamento, a região Sudeste continua sendo a mais atingida pelos delitos, englobando 81,33% das ocorrências. Em seguida, aparecem as regiões Sul, com 8,89%; Nordeste, com 6,66%; Centro-Oeste, 1,91%; e, por fim, a região Norte, com 1,21%.

Entre os produtos mais visados pelos criminosos, estão os de gêneros alimentícios, cigarros, eletroeletrônicos, combustíveis, bebidas, artigos farmacêuticos, autopeças, defensivos agrícolas, têxteis e confecções.

Fonte: NTC&Logística e SETCESC.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Rolar para cima